terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

pele e osso

 
Não, não é sobre o livro... 

Tive uma colega da trabalho que passava a vida em dietas.
Assim à primeira vista, sentada atrás da secretária, ninguém percebia o porquê da sua dieta.
Era magra, de ombros estreitos e tronco esguio, mas quando se levantava e lhe víamos as ancas largas e as coxas e pernas grossas percebíamos de imediato o porquê.
Tinha daqueles corpos que parecem ter sido trocados, daqueles em que a parte de cima parece não pertencer à parte de baixo, daqueles que sabemos que por mais que nos esforcemos nunca será possível evitar essa diferença.
Ela parecia esforçar-se bastante e passava a vida a beber iogurtes magros e a comer cereais fitness.
Comia só sopa ou só salada e era muito rigorosa.
Passava a vida a lembrar de quando já tinha pesado 45kgs.
Eu sorria, de cada vez que ela falava no assunto como um grande triunfo.
Nessa altura,tinha entrado há pouco tempo, como recepcionista/telefonista na empresa onde trabalho hoje.
Trabalhava de dia e estudava à noite e o meu peso para 1,64 rondava aí uns 43Kgs.
A vida não me era fácil, ou melhor, não me faziam a vida fácil...
Ainda não era efectiva, tinha entrado há pouco tempo e nunca me deram o estatuto de trabalhador estudante.
Para poder sair mais cedo, para as aulas, tinha de entrar uma hora mais cedo o que implicava 2 transportes e correria atrás de correria, deitar muito tarde, levantar muito cedo e ..não descansar.
Não me davam dias para estudar,estudava no local de trabalho e nos dias de exame , fazia os exames e voltava para o trabalho.
 Foi duro...
Tive um esgotamento nervoso tal era o sacrifício de trabalhar, estudar e toda a pressão que sofria no emprego, daí o baixo peso.
Os 43kgs ficavam-me mal, sentia-me mal,muito mal e só tinha cabelo e..ossos.
As conversas sobre dietas não me interessavam de nenhuma forma, não era para mim.
Cada vez que todas se lembravam de fazer a dieta das sopas , a dos croquetes com ananás ou a dieta de não sei lá mais o quê, eu encolhia os ombros e sorria.
Terminei os estudos e fiquei efectiva nesta que é a empresa onde trabalho.
Dei uma chapada de luva branca a todos que me queriam ver cair e me dificultaram a vida.
Eu sou assim, tarefa fácil não é comigo tem de ser a mais difícil, a que dá luta..
Mas saiu-me literalmente do corpo...
No entanto "o que não nos mata torna-nos mais fortes"já todos ouvimos dizer, não já?
Voltar a ter 47kgs ou apenas mais alguns era o objectivo do médico (impecável) que me seguia. Tomei suplementos e mais suplementos e injecções, muitas e dolorosas injecções de vitaminas (B principalmente).
A dor era tanta que as injecções eram dadas deitada e paralisavam-me a perna inteira durante cerca de 30 minutos.
O músculo da perna ficava completamente rígido e enquanto o efeito não passava eu ficava ali, imóvel a olhar para o tecto e a pensar quando é que tudo aquilo ia terminar.
Lembro-me de ouvir a senhora que me dava as injecções sussurrar à minha mãe : " custa-me tanto ter de lhas dar..ela está pele e osso"
Hoje rimo-nos disso...
E a senhora das injecções diz cada vez que me vê:"estás tão bonita agora, continuas elegante e nem parece que foste mãmã" e depois fala sempre das injecções, aquelas, que lhe custou sempre dar-me...

A colega das dietas já cá não trabalha, mas ainda me lembro dela, quando olho para os meus iogurtes magros e o cereais ou os meus pratos de salada...
Lembro-me dela, quando me dizia que eu me alimentava mal ,quando resolvi começar a comer pouco, como se fosse minha mãe (sim podia se-lo) e lembro-me dela, de cada vez que falo dos meus 45kgs, aqueles que conquistei também eu, agora sim, à custa das dietas.
Afinal, se olharmos para o lado somos todos iguais..
Somos todos sempre iguais ...
Como um  reflexo, uns dos outros...
E mais tarde ou mais cedo, todos queremos também ser magros...muito magros...
LOve u all

3 comentários:

  1. Nossa, você sempre escrevendo tão bem, hoje percebo que ninguém possui um transtorno alimentar a toa, muito menos do dia para noite e muitas coisas que você escreve mexe comigo. Mas, também fico imaginando, o quanto você deve ficar feliz em ouvir às pessoas dizerem que é tão magra que não parece ter tido um bebe, quando colocou sua foto parecia uma adolescente e não uma mãe, qual é sua idade? Depois, quando possível, comente um pouco sua opinião em meu blog, mas não suma de forma alguma, por favor! Grande beijo magrela magérrima! :)

    ResponderEliminar
  2. O mundo da voltas né?!
    Hoje é você a falar de dietas... e orgulhar do peso que já teve e deseja estar!
    Mas você é uma mamãe muito bonita, nem parece que teve um belo príncipe! Tem um corpo muito bonito, fruto de muito dedicação.

    Abraços.

    ResponderEliminar
  3. Flor, eu só imagino (e quando digo imagino é imagino mesmo) o que você passou no ambiente de trabalho. Só dessa história já consigo concluir que és uma pessoa muito forte.
    Seu peso deve estar ótimo pelos comentários que recebe, mas como você disse, no fundo somos todas iguais em relação a dieta. =/

    ResponderEliminar

Reflexos perfeitos