segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

A meio do caminho



Na consulta deste mês, não me preocupei muito em levar o mesmo calçado da última consulta , nem as roupas leves para que a balança não acusasse muito peso, sabia que os ponteiros iam virar à direita, disso não me livrava com toda a certeza.
Depois da enfermeira verificar se estava tudo bem, lá proferiu as palavrinhas mágicas: "suba para a balança".
Não sei porquê mas ela insiste em colocar o peso da sua arcaica balança nos 60kgs e como aquilo não se mexe, trata sempre de perguntar:" quanto pesava da última vez?" como se quem estivesse enganada fosse a balança e não ela e por algum motivo sobrenatural o ponteiro não se estivesse a mexer.
Respondi-lhe que ainda não tinha saído da casa dos 50 e então ela rectificou.
"58kgs"-Disse.
Costumo ficar em choque, mas sabia que as botas compensadas de grosso salto e a camisola de lã mais as calças em pele que levava vestidas, deviam pesar à vontade 1,5kgs e o Love também me tinha adiantado que 1 ou 2 kgs são sempre "variáveis".
No entanto, a enfermeira, não deixou de revirar os olhos quando eu deixei escapar:"tanto??!!" como se eu fosse sempre a mesma a achar que qualquer que fosse o peso, seria sempre: muito peso!(Ela já me tirou a pinta).
Pensei que não seria dia de raspanço porque no mês passado , afinal tinha perdido peso em vez de ganhar, mas uma coisa é a enfermeira (que sabe da minha paranóia) e outra é o médico.
Subimos ao primeiro andar e depois de analisar tudo o médico diz:" aumentou 2kgs este mês, veja lá, o recomendado é aumentar entre 9 a 12kgs no total, por isso tem de CONTROLAR porque senão é mais difícil perder depois"
CONTROLAR é uma palavra que conheço bem Senhor Doutor, não disse, mas pensei para mim.
Controlar é algo que costumo fazer com frequência e a partir desse dia voltou a ser a palavra de ordem do dia: CONTROLAR.
Porém descontrolei-me quando de seguida ouvi de novo o coração do meu bebé, é mágico, capaz de me deixar sempre extasiada e os dias que se seguem a esse momento são dias a caminhar sobre as nuvens, mas adiante.
Na próxima consulta levarei umas sabrinas, as mais leves que tiver e uma roupa bastante leve e acredito que um destes dias eles considerem que a minha teoria de que a roupa interfere, faça sentido.
A contrastar com o raspanete do médico, na news letter desta semana sobre o desenvolvimento do bebé, diz que o recomendável nesta fase  da gravidez é engordar 500gr por semana!!!
Ora se bem sei fazer contas, se eu engordar 500grs em 4 semanas, faz 2 quilos num mês ou seja o que engordei desta vez e acabei de levar um raspanete por isso!!
Teorias.
Quem está certo?
Quem está errado?
Quando contei a minha mãe e restantes familiares o que me tinha dito o médico, ficaram boquiabertos, como era possível ele ser pior do que eu no que toca a dietas!!
Acredito que pensassem até que eu inventei tudo, apenas para seguir com as minhas dietas sem que ninguém me questionasse, mas nunca faria tal, não nesta fase.
O certo é que o peso ideal para a minha altura, sem estar grávida são 65kgs.
Peso 58, grávida de 5 meses.
Já cheguei a meio do caminho, como pode já ter passado tão depressa?!
Segundo o médico, engordei mais que a conta neste mês,  mas  não estou (Deus me livre) como a Kardashian, e espero sinceramente olhar muitas vezes para estas fotos e lembrar-me que é exactamente isto que não quero estar.




Love u all

3 comentários:

  1. Não existe formula mágica de "x" gramas por semana(isso seria uma aproximação, nao siga como se fosse uma regra fixa e exata), porque o ganho de peso é desigual nas diferentes fases da gravidez. No final das contas o ganho de peso normal durante a gravidez é mesmo entre 9 e 12kg. Existe um grafico do ganho de peso na gravidez conforme as semanas na pagina 29 do manual que vou postar o link(é do ministerio da saude do brasil, nao de uma revista de fofoca, é fonte confiável!).
    http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cd04_11.pdf
    O ideal é quando plotar o gráfico ficar em torno do p50, mas observar também o padrão da curva que voce ta fazendo, tem que seguir mais ou menos essa curva, nem acelerar(subir muito rápido) nem frear demais(caindo a altura dos pontinhos plotados muito rapidamente).
    Algumas carteirinhas de pré natal já fornecem esse ou outros gráficos para a prórpia gestante levar nas consultas, mas ainda tem médicos que usam e guardam no prontuario suas proprias anotacoes e nao entregam nada pra gestante :P

    ResponderEliminar
  2. obrigada Drella :) já fui consultar e guardei o link tem informações muito úteis, no meu boletim de gravida tem o grafico eles vão assinalando a curva mas desconhecia os outros parametros como por exemplo como calculam pela altura da gravida e a idade gestacional e o ganho de peso considerado normal..estive a ver e estou no normal nem abaixo nem acima e ainda não ganhei os 5 kgs recomendados até o 5 mes..o problema foi ter engordado 2 kgs todos no mesmo mês..penso que foi isso ...
    obrigada :)

    ResponderEliminar
  3. Ah flor, relaxa que vc está indo bem, existem sim uns momentos loucos na gravidez em que se engorda ou emagrece, ainda mais pra gente que tá acostumada com o auto-controle direto!
    Mas honestamente, tô em choque com a Kim K. Eu não cheguei a ver as fotos dela grávida e credo, ela engordou tanto que até a fisionomia dela está alterada '-'
    No mais, acho que vc está indo super bem!! E deve ser lindo ouvir o coraçãozinho do bebê :)
    Beijinhos borboleta :*
    Lola.

    ResponderEliminar

Reflexos perfeitos